Bioimpendância elétrica (BIA)
Aparelho capaz de mensurar o percentual de gordura corporal, taxa metabólica basal(TMB), %H²O corporal, idade metabólica (IM) e massa corporal em quilogramas (músculo, tecido adiposo e massa óssea).
A bioimpedância é um método não-invasivo, indolor, livre de radiação, rápido, seguro e simples, capaz de estimar clinicamente a massa corporal. Nesta situação, mede-se o efeito da passagem da corrente elétrica e o respectivo efeito causado sobre as células do corpo, conhecido como bioimpedância (Bioelectrical Impedance Analysis).
A avaliação do %GC baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade no organismo, no principio de que uma resistência a uma corrente elétrica está inversamente relacionada à distribuição da água corporal total e dos eletrólitos. A impedância, dada pelos valores de reactância e resistência, é baixa no tecido magro, onde se encontram, principalmente, os líquidos intracelulares e eletrólitos, e alta no tecido adiposo. Nas medições o atleta permanece deitado ou em pé e sem quaisquer adornos metálicos (pulseiras, relógio, anéis)28,29. Além disso, é necessário que o atleta atenda os pré-requisitos descritos, para que obtenha resultados mais fidedignos.
Orientações para realização do exame:
No mínimo 7 dias antes da avaliação da composição corporal por BIA, o avaliador deve orientar aos atletas quanto as seguintes informações:
- O exame deve ser feito com o paciente em repouso e a prática de exercícios até 8 horas anteriores não é recomendada;
- Recomenda-se jejum ao menos de 4 horas antes do teste ou evitar grandes refeições antes da realização do mesmo;
- Não consumir bebidas alcoólicas e/ou diuréticas, à base de cafeína (café, mate, chá preto e energéticos), laxantes pelo menos 8h antes do teste;
- Esvaziar a bexiga pelo menos 30 minutos antes do exame;
- No momento do exame deve-se remover todos os adornos e peças contendo metal.
Contra indicações
- A avaliação é contra indicada para as mulheres em período menstrual, gestantes, pessoas portadoras de marca-passo ou em uso de medicamentos diuréticos, exceto quando da possibilidade de suspender o medicamento 24h antes do teste e não apresentar edemas.
