Benefícios do consumo do licopeno

O licopeno composto presente em vegetais de cor laranja e vermelha como tomate, melancia, laranja, cenoura, mamão, goiaba, pimentão vermelho e romã, por exemplo. 

O tomate é uma das principais fontes podendo ser consumido in natura, molho, ketchup, suco ou em sopa. 

O efeito antioxidante do licopeno supera o do beta caroteno, e de outros compostos também considerados anti-oxidante.  A absorção do licopeno é de 10 a 30%   e a meia-vida de 2 a 3 dias, o que faz necessário, que seja consumido em dias alternados no mínimo, para que possa ser mantido os níveis basais. 

Recomenda-se um diário de 15 a 25mg de licopeno para redução da pressão arterial.

Além disso, o licopeno apresenta efeitos importantes na resposta imune, no câncer de próstata, a proteção em danos de DNA, além de melhora da pressão arterial em indivíduos com hipertensão. 

O consumo tem sido associado a redução do risco de doenças cardiovasculares e câncer. 

A resposta anti-inflamatória do licopeno ocorre devido a inibição da sinalização da via TLR4 e também mostra desagregação direta em Aβ para interferir com outras respostas inflamatórias ou danos neuronais.  Aβ inicia a inflamação desencadeando a ativação de TLR4, que posteriormente recruta MyD88 (gene 88 de resposta primária de diferenciação mielóide) e TRAF6 (proteínas associadas ao receptor de TNF ), levando à ativação da via NF-κB. A ativação do NF-κB controla diretamente a expressão gênica de mediadores pró-inflamatórios.

Deixe um comentário